segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Para onde vai o seu lixo?





Mais de  100 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente  e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.
Se você não se importa para onde vai o seu lixo e por isso não separa para reciclar, lembre-se do carinha aí de cima.
Ou lembre-se disso  aqui: 



No Brasil é assim: 

- Alumínio: a política de reciclagem de alumínio no Brasil é muito eficiente, e 90% do alumínio que é vendido no país são reciclados depois. ( Mas lembre-se que pouco desse sucesso vem do esforço de coleta seletiva. Mais de 90% do material coletado ainda é catado de dentro das lixeiras, sem separação de material. Já viram os catadores literalmente metendo a mão no lixo para catar latinha?)A demanda por sucata para reciclagem no Brasil é tão grande que o país compra sucata de outras nações. Em 2009, foram 60 mil toneladas compradas.
- PET: o plástico é reciclado até 55% das vezes aqui, e o Brasil ainda compra de outros países para reciclar. ( E se todos separassem seu lixo, nada iria parar nas praias e encher os rios e não precisaríamos comprar!)
- Vidro: infelizmente o Brasil não se destaca na reciclagem de vidros. Em algumas nações européias a porcentagem de reciclagem chega a 80% do total, mas no Brasil a margem de reciclagem é apenas de 40%. ( O resto vira um caco de vidro para furar o teu pé, ficam nas praias, vão para os lixões...)
- Pneus: O Brasil recicla até 400 mil toneladas de pneu por ano. Os pneus usados podem ser reaproveitados como sola de sapato, como outros pneus e até componentes para sofás. Outra utilização para os pneus usados é como combustível industrial (para fornos).
Obs.Os acréscimos em vermelho não estão no texto do site fonte.

Na União Europeia?
A política de reciclagem da União Européia é tão rígida que um dos pré-requisitos para entrar no bloco econômico é a porcentagem e as regras de reciclagem que vigoram no país candidato.
Isso faz com que o índice de reciclagem seja alto, e o que não é reciclado é exportado para outros países.



Em lugar que se preocupa com o lixo e com o meio ambiente, a vida é assim:



E isso começa aqui:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não está moderando diretamente as postagens dos usuários. Mas lembrem-se, os donos do site IRÃO apagar comentários com linguagem chula e termos ofensivos.

Postagens populares